sexta-feira, 19 de março de 2010

DIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO...

...DIA DO PAI... DIA DO NEGAGE!
Sim! Neste dia era comemorado o dia de São José Operário, o Padroeiro do Negage, com a celebração de uma Missa evocativa da efeméride, sendo uma Eucaristia excepcionalmente bastante concorrida!
Não sei se ainda será celebrado no Negage o dia de S. José Operário ou se também foi objecto de "saneamento" por se tratar de um "Santo colonialista", já que a sua devoção foi para ali levada pelos velhos colonos... e pelos Padres Missionários Capuchinhos, que colocaram a Missão Católica e a aldeia da Missão sob protecção do venerando Pai putativo de Jesus.
Para aqueles que sempre viram em São José uma figura digna da sua devoção, aqui o recordamos e bem assim exortamos os que veneram este Santo a não esquecerem que hoje é também o Dia do Pai... devendo aproveitar-se esta efeméride para pedir que S.José sempre nos proteja e seja pela nossa vida fora o amável conselheiro e guia, como outrora o foi de Jesus, de quem foi sempre o exemplar Pai extremoso que amou e protegeu Cristo como um fruto da sua carne!...
São José, consagrou-se a Deus desde os doze anos. Podemos assim concluir que o Senhor, desde então, soube compensar São José por tamanha devoção, lealdade e dedicação.
O pai de S. José, Jacó, havia-se mudado para Nazaré da Galiléia com a família, presume-se que para cultivar uma terra que havia comprado no Vale Esdrelon.
S. José, juntamente com um irmão mais velho de nome Cleófas, trabalhou na lavoura, ajudando o pai na produção de alimentos para o consumo próprio e para venda. No entanto, com o passar dos anos, depressa revelou uma tendência extraordinário para trabalhar amadeira, razão porque deixou o cultivo da terra e passou a dedicar-se à nova profissão de carpinteiro.
S. José, que era um homem de poucas palavras, muito calmo e retraído, vivia dedicado ao trabalho e às orações na sinagoga, fazendo do trabalho o seu próprio lazer.

Sem comentários: