quinta-feira, 19 de março de 2009

SÃO JOSÉ...

...também era Padroeiro do Negage, mas a sua festa não era celebrada no dia de hoje, Dia do Pai, mas sim no próximo 01 de Maio, o Dia do Trabalhador e... DIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO, que se venera na Igreja matriz da cidade, que lhe está dedicada.
É engraçado que esteja a relacionar São José, o protector e Pai putativo de Jesus, que foi exemplo maior de um chefe de família autêntico, colocando o Filho adoptivo acima de todas as coisas, amando Maria mesmo sabendo que ela estava para dar à luz uma criança de que não era o progenitor, fazendo sempre a vontade de Deus, que o ia avisando, pelo seu anjo, dos passos que deveria dar para que pudessem cumprir-se as Escrituras e o Filho Unigénito de Deus pudesse dar testemunho do Pai através dos ensinamentos, da Sua Paixão, Morte e Ressurreição!
Logo... São José é protagonista na Redenção prometida por Deus aos nossos primeiros pais, Adão e Eva. É co-redentor juntamente com Maria Santíssima e o Filho muito amado de Deus, Jesus Cristo!
Perguntarão: Que tem isto a vêr com o teor deste blog? Muito e nada! Muito porque foi entregue à protecção paternal de São José que o Negage nasceu e cresceu! Foi a primeira imagem que foi objecto de devoção naquela cripta daquela Igreja, ainda nos princípios da edificação desta! Quando o bondoso e saudoso Padre Fortunato Agnoleto da Costa estava a pintar os vitrais da menina dos seus olhos, que era a futura Igreja Paroquial, que alegria se via estampada nos seus olhos, porque S. José saíu logo como ele pretendia: o rosto do Padroeiro irradiava toda a confiança que deverá ver-se no rosto de um Pai amantíssimo da sua família!
Não! No Negage não havia só guerra, comércio ou indústria! Também havia tempo para dar graças a Deus por todos os dons que nos ia dando no quotidiano, fortalecendo-nos a fé de fiéis seguidores da doutrina de Jesus Cristo.
No Dia de São José, dedicado aos pais, julgo pertinente recordar todas aqueles pais que andaram por aquelas terras mártires do Negage, alguns doando a própria vida para que outros pudessem viver! Para todos os pais peço que São José os proteja de todos os males e os possa ensinar a seguirem os seus exemplos.

Sem comentários: