segunda-feira, 10 de março de 2008

DINHEIRO DE ANGOLA - VI


---- Com o advento da circulação do pape-moeda, a cunhagem de moeda metálica passou a restringir-se únicamente a valores inferiores, destinados a trocos, e dentro desta sua nova função, a durabilidade passou a ser uma qualidade absolutamente necessária para a moeda. Cunham-se numa grande diversidade, com ligas modernas, produzidas para suportar a alta rotatividade das moedas nos trocos.
---- O PAPEL-MOEDA
---- Na Idade Média, surge o costume de se entregar a guarda de valores aos ourives, que era a mesma pessoa que estava à frente dos negócios do ouro e da prata. Estes fiéis depositários, como garantia dos valores guardados, faziam a entrega de um recibo, onde constava o valor guardado. Com o passar dos tempos, vieram esses recibos a ser utilizados como forma de pagamento, passando a circular de mão-em-mão e originando o uso do papel-moeda.
---- Na actualidade, quase todos os Países têm um Banco central, que tem a função de coordenar a emissão de cédulas e moeda. A moeda-papel, em conseguência do uso dado aos recibos, evoluiu e transformou-se em notas com valores determinados. As técnicas de reprodução evoluíram bastante e bem assim o papel usado para a confecção das notas, especialmente preparado para dar às mesmas margens de segurança e condições de durabilidade.
---- As notas de Banco têm um formato rectângular, regra geral, tendo uma grande variedade de tamanhos. No entanto, conhecem-se algumas cédulas quadradas e também com as inscrições no sentido vertical. Retratam aspectos da cultura do país emissor e em muitas se podem vêr interessantes paisaigens, tipos humanos, fauna e flora, monumentos arquitectónicos antigos e contemporâneos, figuras políticas, quadros históricos, deposto, etc.
---- O conjunto de moedas e cédulas em circulação nos países, chamado meio circulante, renova-se constantemente, através de processo de saneamento, que consiste na substituição das cédulas gastas ou rasgadas.
---- Cada país, através dos bancos centrais respectivos, controla e garante as emissões de dinheiro utilizado no seu sistema monetário, que é regulado através de regulamentação própria e organiza-se a partir de um valor base, que será a sua unidade monetária.
---- Actualmente, a moeda que está a circular em Angola é o Kwanza, que veio para substituir o Escudo Português, a partir de 1975, por causa da sua independência.

Sem comentários: