quarta-feira, 19 de março de 2008

DIA DE SÃO JOSÉ - NEGAGE EM FESTA

Igreja de São José Operário - N'Gage

  • - Hoje é Dia de São José - o DIA DO PAI - em toda a cristandade. No Negage, ao tempo em que Angola era um bocado de Portugal encravado em África, seria o Dia da Cidade, pelo que haveria festa da rija, comemorando o seu Santo Padroeiro: São José Operário.
  • - Parece-me aindar vêr um brilho especial nos olhos do Padre Fortunato Agnoleto da Costa, aquele Santo Sacerdote Capuchinho, nascido na Itália mas que, de alma e coração, todo se doou a Angola, quando dedicava todo o seu saber artístico à confecção dos vitrais da Igreja de S. José, ainda em construção, para que o Patrono dos Pais de todo o mundo tivesse ali um local condigno onde pudessem estar os amigos do seu Menino Jesus, quando se reunissem em Seu Nome.
  • - A magnífica Igreja de São José Operário lá permanece como testemunha do querer de alguns Homens de boa vontade que, mesmo sabendo das dificuldades que estariam inerentes à situação geográfica do Negage, ousaram lançar mão de todo o seu engenho para honrar S. José. Primeiro foi na "cripta" que o Povo cumpriu os preceitos dominicais, assistindo à Santa Missa. Não passava de um "buraco" no meio dos alicerces da Igreja, parecendo que se voltava à igreja primitiva, quando os primeiros cristãos se escondiam nas catacumbas de Roma para rezar a Deus e receber os ensinamentos de Jesus Cristo, o Crucificado de Jerusalém, que, ao instituír a Eucaristia, dera início a uma nova Igreja.
  • - Os Padres Fortunato Agnoleto, Agatângelo e Prodóscimo de Pádua foram obreiros de uma Negage espitualmente actuante, porque conseguiram levar Cristo àquelas paragens situadas em inóspitas terras de Missão. Eles dedicaram a sua Missão ao Bem-aventurado S. José, o Esposo da Virgem Maria e Pai adoptivo de Jesus Cristo, o Salvador da Humanidade. Deram ao Negage um sentido para a festa... que sempre será vivida no coração daqueles que alguma vez por lá passaram.
  • - Bom Dia de São José! Um Santo Dia do Pai!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog.É sempre bom recordarmos o Negage, onde a grande maioria de nós passou dois anos da nossa meninice. Assim como a inesquecível A.B.3, cujo lema era "MUITO PODE QUEM QUER".
Hoje vim pela primeira vez ao "Batuques do Negage". Espero vir muito mais vezes.
Obrigado.